14 de jul. de 2014

ETS – Slep Test

Hello!!
How are you??

Finalmente, eu vou poder falar hoje sobre o tão temido Slep Test que a Agência aplica para saber o nível de inglês do intercambista. Pelo que pesquisei e pelo que me falaram, existem muitos tipos de testes a serem aplicados. Isso depende muito da Agência que você escolhe para dar entrada ao processo, pois não existe só um tipo de Organização que oferece o programa de Au pair. Abordo este assunto na página acima chamada Au Pair. Se quiserem mais informações é só acessá-la.

Quando procurei a Agência para dar entrada ao Processo, a agente me disse que seria necessário fazer o tal teste primeiro. Como havia lido e pedido todas as informações possíveis sobre o intercambio quando o descobri, já sabia qual era o rumo da coisa. Então, sem muito a temer, já marquei o teste logo na próxima semana. Não me agüentando de tanta alegria, medo e tensão... Eu falei pra todo mundo que iria fazer o tal teste. Nem sei pra que, porque só me estressei com as pessoas metendo o bedelho e me dando opinião sem saber de nada. Por isso, tomem cuidado para quem vocês contam as coisas, existem muitas pessoas sem noção por ai ainda.

Por outro lado, falei com muita gente que entendia do procedimento, que já foi Au pair e com muita gente que estava no processo também e, que realmente me abriram a cabeça. Eu tive maior contato com as Au pairs nos grupos fechados do facebook, onde nós trocamos ideias, aconselhamos, falamos sobre nossos medos, sobre a alegria e conquista de cada dia. Elas me deram muitas dicas, contaram suas experiências e me apoiaram totalmente. Só que um dia antes tive que desmarcar o teste, pois havia tido alguns imprevistos e eu realmente não conseguiria fazê-lo.

Remarquei o teste o quanto antes, mas dessa vez eu não disse a ninguém quando o faria. Por mais que da outra vez eu também tive um lado positivo, preferi não arriscar! Já estava muito ansiosa com todo este tempo em que esperei para fazê-lo. Mantive somente o foco, as energias e os pensamentos positivos durante a semana. E claro, antes disso eu estudei e li muuuito!

Na verdade enquanto não pude avançar as etapas do Au Pair por conta de juntar o dinheiro e providenciar alguns pré-requisitos do programa, eu tive a oportunidade de voltar alguns livros do meu curso para poder me manter em turma. Assim, não finalizei a última prova do curso e, em compensação, continuei meus estudos até eu fazer o teste e me organizar para o intercâmbio. Se eu tivesse finalizado, não iria praticá-lo e esqueceria a língua muito facilmente porque não estaria colocando em prática. Foi uma das melhores decisões que tomei.

Eu já havia pesquisado bastante sobre o ETS, mas parece que nunca é o suficiente. Estamos sempre em busca de alguma alternativa a mais. Eu estudei pra caramba, porque eu não sabia qual era o nível de dificuldade e não queria refazer o teste! Reli todos os meus livros do curso, refiz todas as atividades, procurei vídeos na internet, li alguns livros, li artigos, assisti seriados sem legenda, estudei outros materiais didáticos, escutei CDs de áudios com diálogos que vem com algumas revistas, procurava jogos em inglês na internet e conversava comigo mesma em inglês. Tudo isso facilitou muito! Eu até vou deixar alguns links de sites, que eu ainda tenho aqui, no final do post para vocês acessarem e estudarem.

No dia do teste, eu acordei bem confiante apesar de estar com medo. Quando cheguei lá na agência, eu esperei a agente pegar os materiais para o teste e aguardei ela terminar de organizar as coisas dela na agência. Esses minutinhos de espera me deram aquele frio na barriga!! Mas logo nós subimos para fazer o teste e foi super tranquilo.

O ETS é dividido em duas partes: Listening and Reading. Ambas são feitas de forma manuscrita e são muito rápidas. Elas avaliam suas habilidades com o idioma, se você está apta a se comunicar com a família e se você entende os americanos falando. É claro que a prova não é difícil! O nível muda gradualmente conforme você vai chegando no final de cada parte do teste. Vejamos mais especificamente sobre cada parte!

• 1ª Parte – Listening (74 questões) – Testa a sua habilidade em compreender e interpretar situações, informações, ordens e dados simples. Nesta parte você irá escutar um diálogo com duração de 45 minutos e terá que responder algumas perguntas relacionadas, sendo elas de múltipla escolha (A, B, C, D) e algumas são acompanhadas com imagens. Porém, o áudio não pode ser pausado, contudo você terá exatamente 45 minutos para fazer esta parte. Meu único conselho é: Não perca tempo pensando na resposta, se você não sabe ou não entendeu, chute-a!

• 2ª Parte – Reading (71 questões) – Assim como no listening, esta parte testa a sua habilidade em compreender e interpretar situações, informações, ordens e dados simples, porém com base na leitura de algum texto ou imagens. O teste será cronometrado pela agente, tendo a mesma duração de 45 minutos para responder as perguntas. As últimas questões eu nem li direito, pois minha cabeça já estava dando um nó de tanto que eu pensei. Meu conselho é: Não perca tempo relendo, se não sabe pula para a outra, no final volte e releia as que não conseguiu entender. Se mesmo assim você ainda não sabe a resposta, chute-a!

• 3ª Parte – Gabarito – Nesta parte você marca todas as suas respostas de acordo com o que você vai marcando nas folhas impressas do Listening e Reading. Você tem 15 minutos para escrevê-las e para conferir se todas as 145 questões estão preenchidas.
 
Eu acertei 118 questões e recebi um e-mail da minha agente me parabenizando, passando os valores do programa, o câmbio do dia e sobre a inscrição do mesmo. Ela me mandou as fichas em anexo para eu ler em casa com calma e tirar as dúvidas com ela. O Slep Test equivale ao Nível Secundário de Proficiência em Inglês, a pontuação mínima é 50 nos EUA. Ele não é um bicho de sete cabeças pra quem possui Nível Intermediário de inglês e, se acaso você não conseguir alcançar a média, você poderá estudar mais e quando quiser refazer é só ir até a agência e remarcar o teste.


So, that's it! 
Qualquer dúvida estou a disposição.
Obrigada pela visita, fiquem com Deus e até breve!



* Achei na Internet a foto da capa do Slep Test que eu fiz. Veja abaixo!




* O site da agência EF (Education First) há um exemplo de Slep Test (inclusive com áudio).
* Escola presente em vários países, o Kaplan tem um teste de inglês muito bom.
* Na Elfnet tem testes curtos e ótimos.
* No English-test tem muitos testes de inglês e de vários níveis.
* No LeanEnglishFeelGood tem uns exercícios de listening que são ótimos.
* No LearAmericanEnglish tem vídeo aulas com exercícios e atividades para você fazer a cada lição.
* O Backpacker é um jogo online que você aprende vários idiomas.
* O LangueGuide é muito bom para melhorar a pronúncia porque vem acompanhado com áudio.
* O EnglishExperts é ótimo. Ele é um blog que ensina coisas do dia-a-dia.
* O Busuu é tipo um site de relacionamento onde você troca experiências com outras pessoas.
* O LiveMocha é parecido com o Bussu, também é um site de troca de experiência.
* O EnglishMeeting tem vídeo aulas bem interessantes.
* O Syvum tem vocabulários com jogos de palavras. 

2 comentários: